"O esporte na construção de uma sociedade inclusiva e cidadã."

| |

Aluno: Víctor Anderson Clementino Silva 
Turma: Mineração III
Tema: " O esporte na construção de uma sociedade inclusiva e cidadã."
Esporte gera responsabilidade
A ideia de cidadania implica várias abordagens que, aliás, se transmudaram ao longo da história humana. De qualquer modo, a construção de idéias, como a democracia antiga que aplicavam a participação dos cidadãos, vem acompanhando a evolução da civilização. Exercer a cidadania, significa fazer parte da sociedade e dela participar de forma consciente e efetiva. Implicando em direitos e deveres para todos. A cidadania é um vínculo entre as pessoas, o Estado e a comunidade.
No atual contexto da nossa sociedade, o exercício da cidadania fica, muitas vezes, comprometido. Há direitos que figuram apenas na Constituição, assim como há deveres que a maior parte da população ignora.
A prática esportiva, orientada por um professor aberto ao potencial educativo do esporte, pode ser um meio bastante eficiente de levar crianças e jovens a ter noções duradouras de seus direitos e de suas responsabilidades como cidadãos. A chance de aprender e praticar esportes desde criança, se bem aproveitada, forma cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres.
No desporto, as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos. Trata-se de uma mudança profunda no comportamento e na atitude das pessoas. No caso específico, de pessoas com deficiência, promover a compreensão da diversidade é a forma mais coerente de favorecer a inclusão social delas.
Pode ser visto em países do exterior, como por exemplo Estados Unidos, que utilizam o esporte nas suas escolas como um meio de interação social, o grande desempenho em competições olímpicas, pois o estímulo à formação de novos atletas é maior em comparação ao visto nas escolas brasileiras.

Visando a melhora da imagem do país nessas competições, o governo brasileiro deveria optar por uma elaboração de planos similares aos utilizados por grandes potências mundiais. Por outro lado, medias mais abrangentes também deveriam ser adotadas, como o incentivo dessas práticas nas escolas, universidades e no dia a dia com o objetivo, por exemplo, aprimorar a própria saúde dos participantes. Dessa forma, na medida em que a atividade física proporciona uma melhora da auto-imagem, da auto-confiança e da auto-estima da pessoa, esta passa a se ver com maior autonomia para dirigir sua própria vida e, assim, se estabelecer em um convívio social onde as diferenças são respeitadas.

0 comentários:

Postar um comentário

.