ATIVISMO EM REDES SOCIAIS

| |

NOME: Matheus Natanael Oliveira Pinto
TURMA: MIN 3
TEMA: ATIVISMO EM REDES SOCIAIS
Ativismo em redes sociais
Reivindicar mudanças em prol da sociedade
Atualmente a rede social tem se tornado um meio de comunicação rápido e quer atingir um número de pessoas muito grande em pouco tempo. Com isso, a utilização da mesma tem sido empregada  para mobilizações  sociais e coletivas. Tanto que o  cyberativismo tem sido cada vez mais usado na criação de sites, publicações, blogs e outros meios na internet para fazer petições, denúncias e mobilizações
Um número significativo da juventude brasileira, inclusive, tem usado o ciberespaço para poder fazer parte de  protestos e também ficarem cientes do que ocorre no país e nas melhorias que os governantes podem realizar decorrentes de suas petições. Os motivos que levam muitas pessoas a participar de tais atos são, por exemplo, insatisfação com a educação, corrupções, passagens de ônibus com preço elevado e altos impostos. O problema é que,  às vezes, durante essas manifestações,   algumas pessoas que usaram as redes sociais para combinar de sair às ruas acabam praticando ações ilícitas e depredatórias fora das redes sociais, para assim fazer com que o governo atenda as exigências da população.
Pelo fato destas influências existirem, cabe a cada um saber o que é proposto antes nas redes sociais para depois aceitar ou não a participar  destes blocos de protestos, sempre visando pontos positivos que não acabem em agressões, vandalismos e outras meios de protestos que prejudicam o próximo e os bens públicos. Cabe também ao governo vigiar e zelar pelo bem dos cidadãos e alertar sobre tais ativistas e blocos de protesto, tentando ao máximo evitar meios de controle mais sérios e sem eliminar a opinião do povo. Neste último caso, vale lembrar que as redes sociais deveriam ser o principal fator a ser investigado, pois, se os protestos surgem delas, serão encontradas no ciberespaço as ideologias do grupo de manifestantes.  

Em suma, o ativismo pode e deve ser utilizado na rede social como maneira de militar, marcar protestos, encontrar pessoas com seu ponto de vista em comum, mas sempre visando sua segurança através das condutas, educação e uma boa avaliação do assunto a ser discutido.

0 comentários:

Postar um comentário

.