Novos modelos de educação

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Nome: Ariane Sara Santos do Espírito Santo
Mineração 3
Tema: Novos modelos de educação.

Tradição em ensinar, porém com inovação no pensar
   As metodologias de ensino utilizadas no período atual pela maioria dos educadores presentes em nosso país são procedentes de concepções iluministas, não sofrendo alterações desde então. Isso faz com que a evasão escolar e os baixos índices dos alunos sejam considerados decorrência desse sistema arcaico empregado.
De fato, quando se pensa que os métodos utilizados no século XVIII são os mesmos de atualmente, vê-se a necessidade de que mudanças ocorram na atuação de nossos professores. Isso porque nossa sociedade passou por tantas modificações nas últimas décadas, a mente dos alunos também se alterou, entretanto a forma como são tratados continua a mesma.
   As escolas buscam desenvolver apenas o lado cognitivo dos estudantes em detrimento da formação como cidadão e do psicológico de cada um.  Nesses fatores, devido ao caráter industrial do ensino, que busca aprendizado em massa, não é atribuída importância aos problemas pessoais e individuais dos alunos.
  Todas essas questões justificam o fato de o acesso à educação em nosso país ser praticamente universal, mas com uma ocorrência de evasão de cerca de um terço dos alunos. Esse índice demonstra o caráter obrigatório e metódico do sistema de aprendizagem que vem causando a repulsão dos alunos.
Para que essa situação se modifique e os índices das  escolas no Brasil sofram considerável elevação, é necessário que novos métodos de ensino sejam adotados e popularizados no país para que a escola se torne um local prazeroso aos alunos, aos professores e a toda comunidade.
   Cabe, assim, aos professores inovar, buscando aplicar atividades fora da sala de aula e despertar maior interesse dos estudantes, realizando experimentos que comprovem conceitos vistos na teoria, passeios históricos e culturais e demais atuações que lhe sejam disponibilizadas, como, por exemplo, se possível, o uso de tecnologias. Um maior contato da escola com a família e comunidade da qual pertence o aluno se faz também necessário para que a escola possa tomar conhecimento e atuar na vida do aluno. Assim, problemas e limitações do mesmo poderão ser trabalhados em atividades quinzenais, por exemplo, para que tal envolvimento seja possível. 

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