Tráfico de drogas e violência urbana

| |


Aluna: Jéssica Wellen de Araújo Brandão
Mineração 3
Tema: Tráfico de drogas e violência urbana

Nos últimos anos, pôde-se perceber um aumento considerável no número de mortes entre jovens, que é uma variável que muitas vezes traduz a forma mais extrema da violência. A inserção da cidade na rede de atividades ilícitas, em especial o tráfico de drogas, é uma referência importante no estudo da violência urbana, fundamentalmente da criminalidade.
O combate às drogas é, no Brasil, um dos fatores que mais causam violência e conflito, principalmente em favelas. A falta de oportunidade, somada à chance de ganhar dinheiro fácil, resulta, quase sempre, na entrada no mundo do crime. Desde a infância, as crianças moradoras dessas regiões aprendem a admirar motos, carros importados, dinheiro e roupas de marca dos traficantes. Muitas delas entram no mundo do tráfico sem nem menos notar. Envolvem-se com pessoas ligadas ao crime, levam recados dentro das favelas e acabam virando o que os traficantes chamam de “aviãozinho”. É o primeiro posto na hierarquia do tráfico, e, uma vez dentro do ciclo, dificilmente a criança ou o adolescente de lá sairá.
A criminalidade não é exclusiva de grandes cidades, entretanto o seu crescimento é relativamente maior do que em cidades menores. É nas grandes cidades brasileiras que se concentram os principais problemas sociais, como desemprego, ausência de serviços públicos básicos como postos de saúde, hospitais e escolas, além da ineficiência da segurança pública. Tais problemas são fatores que contribuem para o estabelecimento e proliferação da marginalidade e, consequentemente, da criminalidade que vem acompanhada pela violência.
Contudo, muitas são as ideias e os projetos feitos para erradicar a violência urbana, e, consequentemente, o tráfico de drogas. Cabe a cada cidadão, entretanto, a tarefa de se autoanalisar para que essas práticas sejam suprimidas pela raiz. Ademais, o governo deve investir mais em uma educação de qualidade acessível a todos, em especial aos menos favorecidos, a fim de minimizar o desemprego e a desigualdade social, garantindo uma vida tranquila e digna para a população; isso fará com que a violência diminua em larga escala. É um processo demorado, mas é a única maneira eficaz de estabelecer a ordem em uma região.


0 comentários:

Postar um comentário

.