Nome: Lara
Campos Magalhães e Souza
Mineração 3
Mineração 3
Tema: Sustentabilidade
nas empresas
Sustentabilidade
empresarial.
A
Organização das Nações Unidas (ONU) começou no fim do século XX a debater meios
de controlar a degradação ambiental. O desenvolvimento sustentável foi um
desses. Na prática, o termo significa utilizar os recursos naturais de modo que
atenda a população atual, sem prejudicar as gerações futuras. A fim de que esse
modelo seja atingido, todos os setores da sociedade precisam atuar, incluindo
as empresas, por meio da implantação da sustentabilidade empresarial. Além de
ajudar o Planeta, essa prática vem dando destaque às instituições que a
utilizam.
A
gestão ambiental é vista, muitas vezes, como uma barreira ao lucro pelos
empresários. Contudo, as ações de reciclar, economizar recursos e reduzir
impactos e resíduos que implicam esse tipo de gerenciamento reduzem os custos
de produção e desperdícios. Assim, a receita tende a aumentar e não a diminuir.
Somado
a isso, os investidores estão valorizando cada vez mais a postura consciente
das corporações. A Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) criou, inclusive,
um índice que analisa as ações sustentáveis das empresas. Desse modo, é
possível escolher a instituição que melhor atende a esse novo critério de
investimento.
O
interesse nesse novo nicho de mercado gerou crescimento do marketing verde. A
propaganda objetiva agregar ao produto e à marca uma imagem de responsabilidade
ambiental. No Brasil, esse recurso é mais explorado pelas indústrias de
cosméticos e limpeza, e é bem recebido pelos consumidores. De acordo com o
Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope), cerca de 70% da população não
se importa de pagar mais caro por produtos que não prejudiquem a natureza.
Portanto,
a sustentabilidade traz benefícios às corporações que a adotaram e a toda
sociedade. Em virtude de ser uma atitude para o bem comum, o governo brasileiro
deveria incentivá-la com a redução dos impostos das empresas que demonstrassem
interesse em investir na gestão verde e dessem um real retorno à população. Associada a isso precisa estar a fiscalização
das atitudes dessas empresas trimestralmente, para acentuar a eficiência das
mesmas e certificar que o apoio governamental deva continuar, por parte da
Polícia Ambiental.
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