Sustentabilidade nas empresas

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Nome: Lara Campos Magalhães e Souza
Mineração 3
Tema: Sustentabilidade nas empresas


Sustentabilidade empresarial.

            A Organização das Nações Unidas (ONU) começou no fim do século XX a debater meios de controlar a degradação ambiental. O desenvolvimento sustentável foi um desses. Na prática, o termo significa utilizar os recursos naturais de modo que atenda a população atual, sem prejudicar as gerações futuras. A fim de que esse modelo seja atingido, todos os setores da sociedade precisam atuar, incluindo as empresas, por meio da implantação da sustentabilidade empresarial. Além de ajudar o Planeta, essa prática vem dando destaque às instituições que a utilizam.
            A gestão ambiental é vista, muitas vezes, como uma barreira ao lucro pelos empresários. Contudo, as ações de reciclar, economizar recursos e reduzir impactos e resíduos que implicam esse tipo de gerenciamento reduzem os custos de produção e desperdícios. Assim, a receita tende a aumentar e não a diminuir.
            Somado a isso, os investidores estão valorizando cada vez mais a postura consciente das corporações. A Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) criou, inclusive, um índice que analisa as ações sustentáveis das empresas. Desse modo, é possível escolher a instituição que melhor atende a esse novo critério de investimento.
            O interesse nesse novo nicho de mercado gerou crescimento do marketing verde. A propaganda objetiva agregar ao produto e à marca uma imagem de responsabilidade ambiental. No Brasil, esse recurso é mais explorado pelas indústrias de cosméticos e limpeza, e é bem recebido pelos consumidores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope), cerca de 70% da população não se importa de pagar mais caro por produtos que não prejudiquem a natureza.

            Portanto, a sustentabilidade traz benefícios às corporações que a adotaram e a toda sociedade. Em virtude de ser uma atitude para o bem comum, o governo brasileiro deveria incentivá-la com a redução dos impostos das empresas que demonstrassem interesse em investir na gestão verde e dessem um real retorno à população.  Associada a isso precisa estar a fiscalização das atitudes dessas empresas trimestralmente, para acentuar a eficiência das mesmas e certificar que o apoio governamental deva continuar, por parte da Polícia Ambiental.

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