Terceirização do trabalho no Brasil

| |

Nome: Paula Silva Dutra. Turma: Mineração III. Tema: "Efeitos da possível implantação da lei de terceirização do trabalho no Brasil."
Diga não à terceirização

A terceirização do trabalho é vista como a transferência de atividades auxiliares a trabalhadores que não possuem uma relação direta com o seu contratante. No Brasil, está em processo de implantação uma lei que propõe que essa terceirização possa atingir também as atividades principais das indústrias. Assim, por exemplo, uma empresa da área de mineração poderá terceirizar não só os funcionários dos setores de limpeza e segurança, mas agora também seus engenheiros e geólogos.
O país, que se encontra em uma crise econômica atual, age para diminuir os gastos do governo e fazer com que a mão de obra se torne mais barata, o que parece beneficiar somente a classe empresarial. Por outro lado, há o posicionamento das autoridades. No entanto, a impressão que se tem é apenas de que a oposição a esse novo projeto tem razões muito mais eleitoreiras, pois assim muitos órgãos públicos e políticos não perderão o apoio dos trabalhadores e as taxas que são pagas pelos mesmos. A aprovação da lei daria um fim à distinção criada entre as atividades no mercado, isto é, as atividades-meio e as atividades-fim. Dessa forma,  seriam ambas exercidas por trabalhadores terceirizados que, na maioria das vezes, não possuem treinamento para a realização das mesmas. Isso, consequentemente, faz dos empregados terceirizados as maiores vítimas de acidentes no trabalho que, em alguns casos, arriscam suas vidas e a boa imagem que a empresa deve manter. Aos poucos, as firmas perdem sua credibilidade e a liberdade de escolha de seus servidores e, além disso, o profissional perde sua voz e seus direitos, uma vez que foi comprovado que os terceirizados recebem cerca de vinte e sete por cento a menos que os contratados diretos. Contudo, é de imensa importância que todo cidadão esteja ciente dessa nova lei através das mídias e suas propagandas e, para que a mesma não se concretize, deve haver a união dos trabalhadores para a contestação de seus direitos e a luta pela valorização de seu trabalho. E, caso tal projeto seja concluído e efetivado no sistema trabalhista, seria ideal que ao menos houvesse concursos que selecionassem melhores profissionais terceirizados, melhorando a qualidade de serviço e produção da empresa.

0 comentários:

Postar um comentário

.