Bullying e Cyberbullying

| |


Aluna: Reysa T. Fróis Lourenço
Mineração 3
Tema: Bullying e Cyberbullying

                                   Limite entre brincadeiras e o Bullying

            O Bullying é caracterizado pela prática de maus tratos entre colegas, detectado principalmente entre jovens e adolescentes. O Cyberbullying é a versão virtual do Bullying, praticado através da internet. Esses comportamentos agressivos e intencionais vêm abalando a convivência entre crianças e adolescentes dentro de instituições escolares. As relações interpessoais vêm sendo modificadas com tal ato.
             O Bullying é traduzido pelo promotor de justiça Lélio Braga como assédio moral, e pesquisadores, educadores, psicólogos e operadores do direito, que também pensam de tal forma, estão cada vez mais atentos ao assunto.
            O impacto do Bullying nas escolas, em geral, se ampliou. A utilização do mundo virtual como arma para a prática do Cyberbullying, atuou significativamente para essa mudança. A velocidade com que a ofensa se propaga fica cada vez mais difícil de suportar. Notadamente, a prática de maus tratos entre colegas gera consequências que vão além dos portões da escola, se agravando em casa e na presença dos pais. O desequilíbrio  de poder entre colegas e a ausência de reciprocidade dos direitos, contribui para o resultado negativo da prática do Bullying.
             No Brasil, O Bullying e Cyberbullying estão sobre cuidados do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que já considera o Bullying virtual como cyber crime, além de indenizar a vítima por danos morais. Visto que a prática do assédio moral, praticado tanto em ambiente de convivência, como a escola, quanto na realidade alternativa chamada internet, é imoral e agressivo, educadores devem ficar atentos aos grupos de convivência dentro de um recinto  escolar, bem como punir o praticante. Os pais devem fiscalizar até onde vai o envolvimento do filho nas redes sociais e observar qualquer mudança de comportamento que pode mudar quando o indivíduo adquire a posição de vítima. O assédio moral é uma ameaça para o ambiente, é antimoral e antissocial. É extremamente necessário reprimi-lo antes que o mesmo continue reprimindo.

0 comentários:

Postar um comentário

.