Paradoxo entre a produção de alimentos e a fome

| |

Aluna: Thaynara Aparecida Moura Araújo      
Mineração 3
Tema: Paradoxo entre a produção de alimentos e a fome

A fome e a questão social

         A fome é um problema social que atinge milhões de pessoas no mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. O ponto mais contraditório é que a produção total de alimentos é suficiente para sustentar o dobro de habitantes do planeta. No entanto, ainda existem pessoas vivendo na mais absoluta miséria. Tal fato se atribui à má distribuição de renda, à falta de oportunidades da população e ao precário acesso à educação, ao lazer e à informação.
        Mesmo em pleno século XXI, ainda não se conseguiu sanar esses problemas. É inacreditável que ainda exista milhões de pessoas passando fome, sem possuir a mínima condição de se sustentar. Outro fator relevante é o desperdício, como no transporte, na superprodução das empresas e no consumismo exacerbado das pessoas, gerando a perda de alimentos não aproveitados. Sabe-se que tudo o que é perdido daria para alimentar boa parte da população que vive em situações de extrema miséria, por exemplo.
      Por isso, a fome não é só um problema dos governantes, mas também de toda a sociedade, levando-se em conta a questão da consciência social. Assim, é necessário que as empresas privadas e públicas elaborem projetos visando a produção controlada de alimentos e a sociedade estabeleça atitudes, evitando, por exemplo, o desperdício. É interessante, também, a criação de campanhas, tanto por órgãos governamentais como por ONGs,  que promovam a doação de alimentos às pessoas mais necessitadas residentes em diversas regiões do país, especialmente aquelas que por razões históricas e geográficas são vistas como as mais carentes, como é o caso do nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário

.