O tempo para o homem moderno nos grandes centros urbanos

| |

Aluno: Breno Samuel de Souza.     
Mineração 3
Tema: O tempo para o homem moderno nos grandes centros urbanos.            
A Ditadura do Relógio
Com as idas e vindas do homem moderno, o tempo proporcionado pelos efeitos da globalização está cada vez mais restrito às suas relações profissionais, tornando-se para muitos um artigo de luxo. Há quem diga que os afazeres trabalhistas estão em excesso, fazendo com que se tornem reféns de sua própria existência. Percebe-se, então, que a dificuldade humana de organização do tempo é algo que caracteriza as relações da sociedade atual. Dessa maneira, os indivíduos ficam cada vez mais distantes das simples relações sociais que são importantes durante a vida.
Em virtude da grande quantidade de responsabilidades, o homem deixou de vivenciar suas relações com a família, por exemplo, estando, cada dia mais, afastado dos seus núcleos familiares. Isso se intensifica ainda mais nos grandes centros urbanos onde o tempo se torna mais valioso, além de haver uma crescente ocupação com o trabalho influenciando na saúde das pessoas, sendo este um que gera estresse. A título de exemplo, temos o tráfego pesado das grandes cidades, onde encontramos pessoas com rotinas estressantes e pressa desmedida, gerando as tão famosas brigas de trânsito que podem pôr fim na vida de muitos cidadãos.
Tudo isso mostra que o relógio transformou o tempo e variou o mesmo de um processo natural a uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida. Agora, na sociedade moderna, a ditadura mecânica imposta pelo relógio é que vai determinar o ritmo da vida do ser humano. A população em geral torna-se escrava de uma ideia de tempo que nós mesmos criamos e somos dominados pelo temor de fugir à regra.


         Para tentar minimizar a mecanização do tempo, é necessário que se tenha uma visão mais equilibrada da vida, além de uma maior valorização das simples relações do dia a dia. Deve-se investir em palestras nas autoescolas e instituições de ensino que visem a educação no trânsito e, principalmente, a importância da paciência para se viver em harmonia. A propósito das empresas, estas devem pensar em espaços de lazer no trabalho, além de disponibilizar horário para os empregados se distraírem e se afastarem por um momento da rotina cansativa, trazendo benefícios notórios para a empresa e para o empregado.

0 comentários:

Postar um comentário

.