Nome: Ariane Sara Santos do Espírito Santo
Mineração 3
Tema: Novos modelos de educação.
Tradição
em ensinar, porém com inovação no pensar
As metodologias de ensino utilizadas
no período atual pela maioria dos educadores presentes em nosso país são
procedentes de concepções iluministas, não sofrendo alterações desde então.
Isso faz com que a evasão escolar e os baixos índices dos alunos sejam
considerados decorrência desse sistema arcaico empregado.
De fato, quando se pensa que os
métodos utilizados no século XVIII são os mesmos de atualmente, vê-se a
necessidade de que mudanças ocorram na atuação de nossos professores. Isso
porque nossa sociedade passou por tantas modificações nas últimas décadas, a
mente dos alunos também se alterou, entretanto a forma como são tratados
continua a mesma.
As escolas buscam desenvolver apenas
o lado cognitivo dos estudantes em detrimento da formação como cidadão e do
psicológico de cada um. Nesses fatores,
devido ao caráter industrial do ensino, que busca aprendizado em massa, não é
atribuída importância aos problemas pessoais e individuais dos alunos.
Todas essas questões justificam o
fato de o acesso à educação em nosso país ser praticamente universal, mas com
uma ocorrência de evasão de cerca de um terço dos alunos. Esse índice demonstra
o caráter obrigatório e metódico do sistema de aprendizagem que vem causando a
repulsão dos alunos.
Para que essa situação se modifique
e os índices das escolas no Brasil
sofram considerável elevação, é necessário que novos métodos de ensino sejam
adotados e popularizados no país para que a escola se torne um local prazeroso
aos alunos, aos professores e a toda comunidade.
Cabe,
assim, aos professores inovar, buscando aplicar atividades fora da sala de aula
e despertar maior interesse dos estudantes, realizando experimentos que
comprovem conceitos vistos na teoria, passeios históricos e culturais e demais
atuações que lhe sejam disponibilizadas, como, por exemplo, se possível, o uso
de tecnologias. Um maior contato da escola com a família e comunidade da qual
pertence o aluno se faz também necessário para que a escola possa tomar
conhecimento e atuar na vida do aluno. Assim, problemas e limitações do mesmo
poderão ser trabalhados em atividades quinzenais, por exemplo, para que tal
envolvimento seja possível.
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