Segurança Pública no Brasil

| |

Ana Clara Souza Oliveira 
Mineração 3
Tema:Segurança Pública no Brasil 

A catástrofe da segurança

    O Brasil, como muitos outros países , vive um cenário de crise na segurança pública, com altas taxas de incidência criminal, que cresceram de forma significativa ao longo dos anos 80 e 90 e, por pior que isso seja, atualmente, esse número continua crescendo. Mas por que isso ocorre, sendo que há no país programas diretamente voltados para segurança?
    Acredita- se que o aumento da criminalidade é resultado da facilidade que o bandido tem para conseguir dinheiro. Além disso, cada dia o número de pessoas se voltando para o crime cresce, o que nos leva para os órgãos de proteção do nosso país, que, mesmo apresentando penas e meios de fazer justiça, acabam demonstrando muito fragilidade no sistema de segurança do Brasil, uma vez que muitos criminosos são soltos antecipadamente por pagamentos de fianças, redução de penas e tratamento dos bandidos com pouca rigorosidade.
    Sabe-se também que programas de prevenção ao crime como o SUSP apresentam potencial para uma grande melhora na situação do Brasil, mas o que não sabemos é que há também “criminosos” envolvidos com órgãos públicos: o crime se organiza, penetrando cada vez mais nas instituições públicas, corrompendo-as. O que é considerado um grande problema que aumenta ainda mais a insegurança e medo gerado na população.
    Diante destas considerações, deve-se acrescentar que a estrutura de órgãos públicos, bem como o Sistema Único de Segurança Pública, que é composto pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal, civis e militares; pelos corpos de bombeiros militares; e pela Força Nacional de Segurança Pública exigem mudanças de postura baseadas na ética e na segurança como um bem público. Visando ações mais penosas para criminosos e cuidando acima de tudo da proteção ao ser humano.
    Portanto, a ausência de impunidade e o descontrole de alguns membros públicos tornam-se um dos motivos do crescimento absurdo de violência e também do número de bandidos, afetando a segurança da população,  sendo que a mesma não pode ser tratada apenas como medida de vigilância, mas como um sistema integrado que envolve prevenção, justiça e defesa dos direitos.Afinal,  em um país cujo governo afirma que a segurança está em primeiro lugar, a luta pela proteção já deveria ter começado a muito tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

.